
COISAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA...
"Por que Inimigos do Rei?"
Numa entrevista a resposta seria: "Porque somos Amantes da Rainha", e todos cairiam na gargalhada... Mas existe uma história real que motivou o nome....
Ainda como integrantes do Grupo Garganta Profunda, foram convidados para cantar no Paço Imperial, local que já havia sido utilizado pelo Rei de Portugal, Dom João VI.
Acontece que o show estava programado para o segundo andar, onde e o piso é todo de toras de madeira, ainda originais do tempo da monarquia, e ao passarem o som com sua primeira composição autoral chamada "Mamãe Viajandona", a curadora do Paço se aproximou e disse: "Vocês não poderão apresentar esta música assim tão animada aqui porque se as pessoas dançarem o piso não vai aguentar o peso e vai ceder... lamento, mas esta música está proibida!"
Assim, indignados pela proibição de apresentarem "Mamãe Viajandona" no Paço Imperial, decidiram que, dali em diante, o nome do grupo teria que ser "Inimigos do Rei"... até mesmo por uma questão de anarquia... é claro!

"Sobre a dancinha da Adelaide!"
Personagem irreverente, adorada pelos fans da banda, a música "Adelaide" ficou conhecida em programas de TV pela coreografia em que a maioria das pessoas pensava se tratar de uma "dancinha", onde o quadril dos integrantes se movia para frente e para trás, em sentido contrário ao movimento das mãos...
Acontece que, nos primórdios de sua invenção, o movimento nada mais era do que a representação do "Jogador de basquete português" (seu namorado na música), de frente com sua namorada anã, apoiando a mão em seus ombros, e... bom... melhor não entrar em maiores detalhes...
"Trash Clip da Barata, por Tizuka Yamazaki?"
Em 1988, antes do sucesso, o grupo Inimigos do Rei "emprestou" a gravação de sua DEMO TAPE de "Uma Barata Chamada Kafka" para que Tizuka Yamazaki ministrasse um curso na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) chamado "Realizando um Videoclip".
Três aspectos interessantes deste clip são:
1. Ele foi o primeiro videoclip da banda.
2. A gravação "fresquíssima" do áudio DEMO utilizado havia sido produzida por Sérgio Dias dos Mutantes.
3. A relativa precariedade da produção (feita pelos alunos do curso) produziu uma atmosfera "trash" muito divertida, onde o amigo e ator convidado, Ruy Machado (filho do artista plástico Juarez Machado), empresta um cunho caricatural típico dos Inimigos do Rei ao resultado.
A banda agradece à Tizuka e a todos os (então) alunos que participaram desta produção, reiterando que, mesmo com todos os defeitos desta reprodução (desenterrada de uma velha fita VHS), vale a pena assistir e rir um pouco... do dia em que os Inimigos do Rei viraram... baratas!
"Isso nunca me aconteceu antes..."
O primeiro single dos Inimigos do Rei em 1993, após o seu segundo CD, tinha que ser (como era esperado), algo muito irreverente!
O "Charme do Enrugadão" conta a história do cara que falhou na hora H, só que de forma muito divertida e inusitada!
A faixa foi produzida por Ricardo Feghali, do Roupa Nova, e teve a participação vocal mais do que especial de Flávia Virgínia, filha de Djavan, que deu um toque sensacional de interpretação à música!
Você pode conferir o resultado, bem aqui ao lado...
"Biquini do Rei? O que é isso?"
Resultado da união de Bruno Gouveia (voz) e Carlos Coelho (guitarra), do Biquini Cavadão com os "Marcelos" Crelier (baixo) e Marques (bateria), dos Inimigos do Rei, o Biquini do Rei surgiu no final de 1992. Todos "Beatlemaníacos", ao serem chamados para participar de um especial comemorando 30 anos de Beatles, gravado nos Estúdios da Rádio Transamérica, resolveram criar esta banda para tocar versões pouco ortodoxas dos clássicos dos FabFour.
Voltaram a se unir de 1993 a 1995, desta vez agregando o tecladista Hiroshi (que tocava com Zélia Duncan e com na banda Fanzine), apenas por diverão, só que desta vez era para tocar tudo que achassem divertido, como Raul Seixas, Roberto Carlos, Queen, Genesis, Elton John, Roy Orbson ou... Beatles (é claro!). Tudo era permitido, desde que não soasse próximo ao original... para os puristas os arranjos podem soar tão esquisitos como ver um Rei de Biquini, mas eles não escondiam uma pontinha de prazer por isso!
Para ouvir o Biquini do Rei no MYSPACE, clique no link abaixo: